Fundos de investimento na sua empresa: quando optar por este tipo de investimento?

O que são os Fundos de investimentos na sua empresa:

é o dinheiro novo, limpo,  que investidores externos injetam no seu negócio, por acreiditar que ele é muito lucrativo e dará muito mais rentabilidade que outro investimento do mercado.

São as chamadas joint venture , capital venture, investidor anjo, agências de investimentos ou qualquer outra fonte de investidores puramente financeiros.

São aqueles que colocam dinheiro no seu negócio, mas não entendem e nem querem entender nada de sua empresa.

Querem apenas os gordos dividendos e a possibilidade de no menor tempo possível, que outro investidor reinvista nesta empresa, cobrindo todo o investimento e com uma rentabilidade inigualável em qualquer outro negócio, ou que sua empresa, gere dividendos muito acima de outros negócios que possam investir.

Mas, passado o frissom de dinheiro fácil nas startups e empresas de tecnologia, sobra também o arrependimento de muitos empreendedores, que optaram por utilizar este tipo de recurso para crescer. Pois, na maioria das vezes, como são apenas investidores, estão obrigando o empresário, a colocar o “pé no acelerador para nunca mais tirar. Aumentando sempre mais as apostas, lançamentos de novos produtos e consequentemente: mais trabalho, mais dor de cabeça e menos sossego; como o coitado do empresário, havia sonhado; quando iniciou o negócio e inocentemente entrou neste barco de fundos de investimentos em seu negócio.

Fundos de investimentos são ideais para startups e empresas nascentes. Entretanto, para empresas sólidas, a melhor opção é sempre tentar crescer com seus próprios recursos. Mantendo os sonhos, o ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos empreendedores.

Quanto optar por este tipo de investimento, então?

Mas cada caso é um caso. Há negócios que se não houver um investimento vultuoso, ele pode declinar a curto prazo. Principalmente, onde há novos entrantes ou os produtos “vaca leiteira” estão caminhando para “cachorro magro”. Use se precisar, mas use sempre com moderação.

A melhor opção é você, empresário, se tornar também um investidor anjo e entender como este negócio funciona, antes que seja o alvo de um deles.

Patrocínio

Vilesoft Software de Gestão Empresarial
vilesoft.com
0800 012 5000

Deixe um comentário