São Paulo Visto de Cima – A Capital da América Latina

#SãoPaulo, a terra da #Garoa!

Ver esta cidade por cima dá uma visão do quão grande ela é e do quanto ao andar de carro pelas suas avenidas escondem as ligações e a selva de concreto que, ao mesmo tempo a faz valiosa, a torna impessoal. São Paulo vai de Alegre e Infeliz num piscar de olhos, depende só dos motivos que te levam até ela.

Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte e o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

A cidade é a 8ª mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com cerca de 21 milhões de habitantes, é a 10ª maior aglomeração urbana do mundo.A capital paulista também possui um caráter cosmopolita, sendo que, em 2016, possuía moradores nativos de 196 países diferentes.

Regiões ao redor da Grande São Paulo também são metrópoles, como Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba; além de outras cidades próximas, que compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como Sorocaba e Jundiaí.

Esse complexo de metrópoles — o chamado Complexo Metropolitano Expandido — chegava a 33 milhões de habitantes em 2017[25] (cerca de 75% da população do estado e 12% da população do país) formando a primeira megalópole do hemisfério sul,responsável pela produção de 80% do PIB paulista e de quase 30% do PIB brasileiro.

O turismo na cidade de São Paulo destaca-se mais pelo turismo de negócios que pelo turismo recreativo. Grandes redes de hotéis cujo público-alvo é o corporativo estão instaladas na cidade e possuem filiais espalhadas em várias das suas centralidades. Possui entre 410 e 550 hotéis, disponibilizando ao visitante entre 42.000 e 50.000 quartos. O turismo cultural, porém, também possui relevância para a cidade, especialmente quando se têm em vista os vários eventos internacionais que ocorrem na cidade (como a Bienal de Artes, a Mostra Internacional de Cinema e os vários espetáculos com celebridades estrangeiras que ocorrem normalmente apenas no eixo Rio de Janeiro-São Paulo). A cidade conta com uma média de um evento a cada seis minutos.

Apesar da vitalidade econômica, porém, o turismo é ainda uma área que revela as graves desigualdades sócio-econômicas presentes na cidade, visto que, segundo críticos e estudiosos, grande parte do circuito cultural e turístico da cidade exclui a própria população paulistana de usufruí-lo, visto que ele se encontra na região central metropolitana.

Fonte: Wikipédia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.